“O Livro Negro do Networking” de Jeffrey Gitomer, mostra-nos como criar uma rede de contactos de sucesso.
Dos vários pontos abordados, achei interessante desenvolver: como fazer um contacto num telefonema?
As ideias chave apresentadas passam por:
- Ser amigável
- Ter capacidade de se ajustar, criar sinergia
- Dar algo valioso primeiro
A maioria dos contactos que recebemos de telemarketing, por exemplo, são para nos vender algo e a primeira coisa que pensamos é que soa a balelas. Nem queremos ouvir até ao fim, mas sim, desligar a chamada e dizer: não estou interessada!
A nossa aparência e postura de nada valerão e daí que teremos que usar outra estratégia: criar interesse.
Captar a atenção de quem está do outro lado do telefone, na primeira abordagem, pode fazer a diferença entre um contacto bem ou mal sucedido.
Informarmo-nos sobre o produto/serviço da empresa, a sua concorrência, as dificuldades do sector, vai mostrar que estamos a par do que se passa, gera empatia e confiança
Mais importante do que querer falar do seu produto/serviço, deve cativar a outra pessoa, que ela sinta que está a falar com alguém que tem uma solução para o seu problema.
Apresente a sua empresa, como sendo a solução ideal que vai de encontro às expetativas do cliente.