Projeto Música Tradicional

By September 7, 2015Brandimage

A Brandimage cria imagem de marca para o projeto Música Tradicional, um projeto no âmbito de responsabilidade social, com incidência em Timor-Leste, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

O Projeto Música Tradicional nasceu com o intuito de salvaguardar e promover o património cultural, apresentando o mesmo como um pilar de desenvolvimento social e económico.
Este projeto português, de iniciativa da Oficina Courela Associação, com incidência em Timor-Leste, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, deparou-se com a perda de património cultual local que estava concentrado na população mais idosa que detinha este conhecimento ancestral, correndo o risco de se extinguir.
Assim, o Projeto Música Tradicional atuou nestes países de forma a possibilitar a valorização das raízes culturais locais, disponibilizando meios técnicos e humanos para divulgação e proliferação da cultura musical encontrada através das equipas de pesquisa no local. As atividades desenvolvidas permitiram a passagem às gerações vindouras do repertório musical e também a formação sobre as tradições artesanais de construção de instrumentos musicais.

O desafio colocado à BrandImage foi encontrar uma linguagem que estivesse em sintonia com as realidades locais de Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Era essencial neste projeto encontrar códigos identitários comuns às diferentes culturas destes países, para uniformização da comunicação em todas as suas vertentes.

A identidade desenvolvida teve influência dos elementos de medição de som, representativo da principal natureza do projeto: a Música. Este elemento foi acompanhado de imagens dos intervenientes da música e da sua envolvente cultural, como códigos identitários da marca.
As imagens a preto e branco pretendem aumentar a carga emotiva e dramática da expressão musical. As cores quentes estão associadas às matérias-primas utilizadas no trabalho artesanal de construção dos instrumentos.

Leave a Reply